.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao Público: Segunda a Sexta - 08:00 às 11:00 / 12:00 às 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Materlândia, pequena parcela, da nossa grande Minas Gerais, está situada no Vale do Rio Doce, tem 253 quilômetros quadrados de área geográfica.

A sede do Município distancia-se da Capital 300 quilômetros, e está a 820m de altura em relação ao nível do mar, Oceano Atlântico.

Suas principais Atividades são a Agricultura e a Pecuária, com 4.482 habitantes, estimado pelo IBGE em 2018. Tendo seus munícipes chamados pelo gentílico: “materlandenses.”

Antigamente, Materlândia era uma “Fazenda” pertencente a D. Amália Renestina de Almeida, que antes do ano 1880, doou o terreno a Nossa Senhora, construindo ali uma “Capela” em sua homenagem.

Conta os antigos que o Irmão Lourenço, vindo do Santuário do Caraça trousse a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens para a capela e na região inseriu o seu culto.

Em torno da “Capela” foram construídas várias casas e em pouco tempo a “Fazenda” tornou-se um povoado e chamou-se: Capela de Nossa Senhora.

Um povoado maior foi surgindo e passou a chamar-se: Arraial Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Depois, quando elevada a categoria de Vila recebeu as seguintes denominações: Vila Nossa Senhora Mãe dos Homens do Turvo, em razão do principal “Rio” que banha o “Município”, o Rio Turvo e depois Vila Nossa Senhora Mãe dos Homens em seguida Mãe dos Homens e por fim Materlândia, ao se tornar município.

Esta terra pertenceu por vários anos a histórica cidade do “Sêrro”, porém, em 1847, foi elevada a categoria de “Distrito”, através da Lei nº. 334/47 e passou a pertencer a “Rio Vermelho”, de 1847 até 1962.

Porém, nossos antepassados lutaram, muito trabalharam e conseguiram a emancipação política, desta Terra, através da Lei estadual de nº. 2764, de 30 de dezembro, de 1962, quando era Governador de Minas o Exmo. Dr. José Magalhães Pinto.

A instalação de sua 1ª. Câmara Municipal e em sequência a posse de seu 1º. Prefeito, se deu no dia 1º. de março de 1963.

A partir desta data, através, da Lei nº. 2764, esta Terra passou a chama-se “Materlândia”.

 

Mater -  Mãe               Lândia -  Terra

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Materlândia - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.